Seguidores

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

UTILIZANDO VÁRIOS OPERADORES ARITMÉTICOS

Olá, nessa postagem vamos mostrar que os operadores aritméticos podem ser usados no mesmo programa. Montaremos 2 programas como exemplos, programa média e o programa salário.
No programa média iremos receber o nome e as notas trimestral de cada aluno (4 notas), e dessas notas vamos mostrar a nota média do aluno.
Primeiramente temos que saber fazer media aritmética, se não lembram vamos recapitular. A média é a soma de todos os elementos, dividido pelo numero de elementos.
Exemplo:
Dado os números 1, 2, 3, 4 (cada número é um elemento).
Soma dos elementos 1+2+3+4 = 10.
Dividido pelo numero de elementos = 10 / 4.
Média = 2,5.
Agora vamos analisar o que precisaremos para fazer o programa conforme o exemplo dado:
Teremos que guardar o nome e as notas em variáveis, teremos que efetuar o cálculo da média e mostra o nome com a média.
Vamos ao como o programa ficará.

Program media;

Var
nota1, nota2, nota3, nota4, media: real ; { declaração das variáveis das notas e da media }
nome:string; { declaração da variável do nome }
Begin
{aqui é a parte do programa guarda o nome e as notas do aluno}
Writeln(‘Digite o nome do aluno’);
Readln(nome);
Writeln(‘Digite a nota do 1 trimestre’);
Readln(nota1);
Writeln(‘Digite a nota do 2 trimestre’);
Readln (nota2);
Writeln (‘Digite a nota do 3 trimestre’);
Readln (nota3);
Writeln (‘Digite a nota do 4 trimestre’);
Readln (nota4);
{aqui vamos fazer a conta da média}
media:= (nota1+nota2+nota3+nota4) /4; {colocamos em parênteses por causa da regra de matemática, o que esta no parênteses é calculado primeiro}
{aqui vamos imprimir o nome e a media do aluno}
Writeln (‘O aluno ‘, nome, ‘ fechou com a média ’, media);
End.

Nesse programa de média conseguimos trabalhar com os operadores de soma “+” e o de divisão com resultado real “/”.
Agora vamos fazer o programa salário, nele temos que obter o nome do funcionário, e o salário atual, e vamos mostra quanto ganhara a mais e quanto ficará o salário total com um aumento de 5%.
Vamos recapitular como fazemos o calculo de percentual.
A porcentagem é obtida através do numero atual multiplicado pelo numero da porcentagem, divido por 100.
Exemplo:
Dado o salário de 800 reais.
Multiplicamos 800 por 5 (já que queremos 5%) = 800*5 = 4000.
Dividimos por 100 = 4000 / 100 = 40.
Então 40 reais é 5% de 800 reais.
No nosso programa iremos guardar o nome do funcionário e seu salário atual, calcular o valor da porcentagem, e mostrar a soma do salário com a porcentagem.
O programa ficara assim:

Program salario;

Var
Nome:string; { declaração do nome do funcionário }
salario, porcentagem, total: real; { declaração do salário, porcentagem e novosalario }
Begin
{ aqui guardamos o nome e salário atual do funcionário }
Writeln(‘Digite nome do funcionario’);
Readln(nome);
 Writeln(‘Digite salário atual’);
Readln(salario);
Porcentagem:= (salario*5)/100; { aqui calculamos a porcentagem }
Total:= porcentagem + salario; { aqui somamos a porcentagem ao salário atual }
Writeln(‘O funcinario ‘, nome,’ recebera ‘, porcentagem,’ de aumento’);
Writeln(‘Seu salário ficara ‘,total);
End.

Nessa postagem aprendemos que é possível usar mais de um operador no mesmo código fonte.
Esperamos que tenham aprendido, e qualquer duvida estamos prestativos a ajudar, só entrar em contato.
Como diria o gaguinho, por hoje isso é tutututututudo pepepepepessoal ^^.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Compiler são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome (Não serão aceitos anônimos).
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado (Principalmente o First).
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Compiler.Pas não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima